Dicas de inverno
Organização

Como ser produtivo no Inverno

Hoje dia 20 de Junho entra a estação mais fria do ano: O inverno! Enquanto a estação é amada por uns e odiada por outros, os dias frios pedem aquela coberta, chá ou achocolatado quente, sopas e caldos… mas nem tudo é como as cenas dos filmes e muita das vezes, o tempo frio e nublado pode afetar nossa produtividade, já que muitos relatam que no inverno funcionamos diferente do que no verão.

E o que fazer diante disso?

O psicólogo clínico Carlos Soares diz que no inverno, ficamos mais preguiçosos e temos vontade de ficar mais tempo na cama, devido às baixas temperaturas, ficamos menos propensos a sair de casa e fazer atividades físicas, diminuindo a produção de serotonina.

Diante dessa fala e da nossa situação atual, o surto de COVID-19, anote as dicas para manter ou aumentar sua produtividade:

PLANEJE UM DIA ANTES: Eu sempre ressalto da importância de criar hábitos do planejar, não digo que você tire horas para isso, mas, separar 10 minutos do dia para anotar suas tarefas do dia seguinte, podem salvar um dia inteiro do ócio.

LISTAS: Reservado os 10 minutos para se planejar, crie uma lista com suas prioridades e inclua também o seu lazer, é super importante reservar esse momento, seja ele para ler um livro, ver um filme ou ligar para um amigo.

SOBRECARGA: Evite criar muitas tarefas para um dia só, fazer coisas em excesso a primeira vista nos parece que estamos sendo mais produtivos(as), mas, ao final do dia, você pode se sentir esgotado(a), o legal é diluir as tarefas entre a semana, e pedir ajuda, sim, muita das vezes acabamos tomando a frente de pequenas coisas que impactam na nossa rotina, que tal direcionar pequenas tarefas para quem mora com você, como: roupas para dobrar, louça para guardar, limpeza do banheiro; claro, exceto quando você mora só ou existem exceções.

HORÁRIOS: Com o isolamento social, muitas pessoas estão trabalhando e estudando em suas casas, sugiro que você descubra qual é o melhor horário que você sente que tem mais disposição, você o é do grupo: tarefas pela manhã, ou do grupo: tarefas noturnas? E tem mais, um novo grupo entra para dizer que durante a tarde se sentem mais produtivos, alguns ressaltam que esse horário entre às 14h00 e 17hrs não faz tanto frio, surgindo assim o grupo: tarefas da tarde.

ALIMENTAÇÃO: Não gosto de deixar indicações quanto a isso, pois falar de alimentação requer um super conhecimento na área. Profissionais estudam muito para analisar cada pessoa, e como não existe fórmula mágica, deixamos aqui a seguinte sugestão: procure ajuda médica para te direcionar quanto a sua alimentação e mantenha seu corpo hidratado.  

SOL: Os dias de inverno parecem mais curtos e escuros, então, quando ver o Sol, tire 10 minutos para regular sua exposição, seja para aumentar ou garantir sua vitamina D, inclusive, é super importante manter o controle dessa vitamina no organismo, fique atento(a).

FIQUE CONFORTÁVEL: Essa dica serve para todas as estações, se sentir confortável deveria ser a número 1 aqui na lista, inclusive. Dores musculares, dor de estômago, dor de cabeça, quem nunca terminou um dia com alguma dessas dores? É amigo e amiga, é o nosso corpo nos dando sinal que fizemos algo de errado ou alguma coisa não vai bem. Que tal programar pausas ao longo do dia: alongar as mãos, os pés, o pescoço, uma pausa para comer uma maçã, pequenas mudanças podem evitar esse tipo de dor.

Agora que você chegou até aqui, faça uma pequena lista com suas evoluções e compartilhe conosco.

Temos uma DICA EXTRA que você pode conferir lá no Instagram @lojacorini.

Conta para gente qual ou quais outras dicas você usou.

E o mais importante: Coloque-as em prática!

Equipe Corini/Mis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *