Organização

O que você precisa saber sobre: Organização.

Como prometido hoje vamos falar sobre Organização. Mas que tipo de organização? Vamos lá.

Seja na vida pessoal ou profissional a organização é muito importante, e geralmente uma está ligada a outra pois é quase impossível uma pessoa ter tudo organizado no trabalho e não seguir isso em casa, afinal, costume de casa leva a praça.

Já aviso que não existe mágica, a chave da organização será você mesmo, para isso precisaremos da sua dedicação e compromisso. Deixar de lado a procrastinação, inclusive uma palavra muito vista ultimamente, do dicionário seria o ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga, ou seja, deixar tudo para depois.

Primeiro crie hábitos, neurocientistas confirmam que em 21 dias é o tempo que o cérebro leva para se adeptar a um hábito e com isso você cria uma rotina.

Se você quer ser mais organizado continua aqui com a gente e segue a lista.

  • Tenha uma agenda

Eu sempre tive diários daqueles que você conta seus segredos, a fase passou e vieram as agendas, marcando os boletos e faturas dos cartões de créditos (vida de adulto), isso me ajudou na organização pelo simples fato de ter uma visão geral dos meus compromissos, objetivos e prazos. Quem não é muito fã da escrita e papel a tecnologia pode ajudar, hoje existem diversos aplicativos com funções de lembretes por exemplo, mas, o velho papel e caneta ainda é o meu preferido.

  • Crie listas

Eu sempre gostei de ter listas, de coisas que quero ou o que tenho que fazer durante a semana, ou em algum evento, isso ajuda muito, porque você acaba tendo uma visão geral das coisas a serem feitas e listando a importância que cada tarefa tem, você não se distrai, quando conseguir cumprir algo da sua lista, você se sentirá motivado(a).

  • Arrume suas gavetas

Uma vez eu li que quando você estiver impaciente, experimente arrumar suas gavetas e após fazer isso você terá a solução. Se você terá a solução dos seus problemas eu não posso garantir, mas pelo menos a gaveta estará arrumada. Brincadeiras a parte, manter sua mesa ou gavetas organizadas faz com que você consiga ter uma visão mais limpa do ambiente.

Comece com coisas simples: aquele comprovante fiscal de 2009 e as canetas que não funcionam, logo você já estará organizando os documentos importantes, para isso sugiro que você tenha uma pasta pois quando você precisar, saberá que está ali. Isso serve para a vida virtual também, manter sua caixa de e-mail limpa, criando pastas por assuntos: compras, estudo …. aproveite para sinalizar aqueles e-mails chatos como spam, assim você saberá quando algo de importante chegar.

  • Programe seu dia

Eu sugiro dedicar 10 minutos antes de dormir, assim você pode listar as tarefas urgentes, o que deve ser feito com prioridade, lembrando que ser organizado é questão de compromisso, exige dedicação e força de vontade.

  • Não bagunce

Depois de ter uma agenda (seja ela fisíca ou virtual), ter criado uma lista, limpado seu espaço programado seu dia/semana, agora é a hora de tentar manter em ordem tudo o que você já organizou. Tirou do lugar, ponha de volta, nada de deixar jogado pelos cantos ou nas cadeiras, não é maravilhoso procurar algo e encontrar onde guardou? Saber que sua blusa preferida está no cabide.

  • Se bonifique

Qualquer tarefa cumprida coloque como resolvida, isso ajuda na sua motivação, pois a organização deve ser prazerosa. E quando olhar e ver tudo com o “ok”, feche os olhos, respire e aproveite para relaxar, ver uma série, ficar com a família ou algo que você se sinta bem fazendo.

  • Dica extra

Vamos chamar de ladrões do tempo, que o nosso celular pode facilitar nossa vida isso é fato, mas ele pode ser um vilão na sua organização, os minutinhos se transformam em horas impactando na sua rotina. As mídias sociais principalmente, digo isso porque vivo na pele o impacto de como você pode perder sua concentração, por isso se policie.

Eu faço uso do método “bullet journal” para anotar meus compromissos e um caderninho que anda sempre comigo. Dos aplicativos eu uso o calendário do Google para organizar os compromissos por datas, o Google Drive para armazenar documentos e fotos na nuvem, e recentemente estou usando o Trello para acompanhar as metas e prazos da empresa.

E aí, gostaram? Aproveita para por em prática, mês de férias está chegando e esse será nosso próximo tema.

Até lá.

Equipe Corini/Mis

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